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Anais da Academia Brasileira de Ciências

versão impressa ISSN 0001-3765versão On-line ISSN 1678-2690

Resumo

ROSSATO, Janine I. et al. A link between the hippocampal and the striatal memory systems of the brain. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2006, vol.78, n.3, pp.515-523. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652006000300011.

Ao longo dos anos, têm-se identificado dois sistemasprincipais de memória (Squire 1992): o sistema das memórias declarativas, que está sob o controle do hipocampo e estruturas relacionadas do lobo temporal e o sistema das memórias procedimentais ou memórias para hábitos, que está sob controle do corpo estriado e suas conexões. Porém, quase todas as tarefas de aprendizado utilizadas para estudar a formação de memórias em animais envolvem a realização ou a supressão de movimentos e, se bem aprendidas poderia interpretar-se que essas memórias se converteram em um hábito. Sabe-se que os processos envolvidos na formação de memórias mudam na medida em que a associação original torna-se fortalecida através do treinamento. Será que esta mudança também envolve a passagem de um sistema de memória para outro? Aqui nós iremos comentar a respeito 1) do aprendizado reverso na tarefa do labirinto aquático de Morris (LAM), na qual o componente declarativo da tarefa muda, mas o componente procedimental (nadar para um lugar seguro) persiste e precisa ser re-associado a um grupo distinto de dicas espaciais e 2) a respeito de uma série de observações relacionadas com a tarefa de esquiva inibitória que indicam que os sistemas neurais envolvidos no processamento mnemônico mudam na medida em que o aprendizado original é reforçado.

Palavras-chave : hipocampo; corpo estriado; memória declarativa; memória procedimental; hábitos; aprendizado.

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