SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue1Pore-linked filaments in anura spermatocyte nucleiRhodnius prolixus Malpighian tubules and control of diuresis by neurohormones author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

PINHEIRO, Simone H.; ZANGROSSI-JR., Hélio; DEL-BEN, Cristina M.  and  GRAEFF, Frederico G.. Elevated mazes as animal models of anxiety: effects of serotonergic agents. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2007, vol.79, n.1, pp. 71-85. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652007000100010.

No presente artigo, revisamos resultados publicados relatando efeitos de drogas que atuam na neurotransmissão serotonérgica medidos em três labirintos elevados, que são modelos animais de ansiedade. Realizamos uma busca bibliográfica no MEDLINE, usando diferentes combinações das palavras-chave: X-maze, plus-maze, T-maze, serotonin e 5-HT, presentes no título ou no resumo, sem limite de tempo. Dos resumos obtidos, vários foram excluídos com base nos seguintes critérios: artigos de revisão que não continham resultados originais, espécies diferentes do rato, apenas injeções intracerebrais, ratos geneticamente manipulados, animais com algum tipo de patologia experimental. Os resultados relatados indicam que o efeito de drogas na tarefa de esquiva inibitória desempenhada no labirinto em T elevado, bem como nos índices espaciais de ansiedade nos labirintos em X ou em forma de cruz se correlacionam com os efeitos em pacientes diagnosticados com o transtorno de ansiedade generalizada. Por outro lado, os efeitos de drogas na tarefa de fuga unidirecional do labirinto em T predizem a resposta a drogas dos pacientes com o transtorno de pânico. De modo geral, os efeitos de drogas sobre a tarefa de esquiva no labirinto em T são mais consistentes que os medidos pelos índices de ansiedade calculados nos labirintos em X e em forma de cruz. Portanto, o labirinto em T-elevado é um modelo promissor dos transtornos de ansiedade generalizada e de pânico.

Keywords : modelo animal; labirinto elevado; ansiedade; pânico; serotonina.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English