SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número2Study of wet precipitation and its chemical composition in South of Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais da Academia Brasileira de Ciências

versão impressa ISSN 0001-3765versão On-line ISSN 1678-2690

Resumo

LAPOLA, David M.; OYAMA, Marcos D.; NOBRE, Carlos A.  e  SAMPAIO, Gilvan. A new world natural vegetation map for global change studies. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2008, vol.80, n.2, pp.397-408. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652008000200017.

Elaborou-se um novo mapa global de vegetação natural naresolução horizontal de 1 grau para uso em modelos climáticos de circulação geral. Utilizou-se a classificação de vegetação de Dorman e Sellers com a inclusão de um novo bioma: floresta tropical estacional, que compreende as florestas tropicais decíduas e semidecíduas. Para este novo tipo de bioma, apresentaram-se os valores de parâmetros biogeofísicos domodelo de processos à superfície SSiB. Sob essa nova classificação de vegetação, obteve-se um mapa de consenso entre dois mapas globais de vegetação natural amplamente utilizados em estudos climáticos. Mostrou-se que esses dois mapas alocam biomas diferentes em cerca de 1/3 dos pontos de grade continentais. Para obter um novo mapa global de vegetação natural, as áreas de não-consenso foram preenchidas utilizando-se um conjunto de mais de 100 mapas regionais disponíveis na Internet. Para minimizar os riscos de se usar informação de baixa qualidade, os mapas regionais foram obtidos de sítios confiáveis da Internet, e o procedimento de preenchimento baseou-se no consenso entre vários mapas regionais obtidos de fontes independentes. Elaborou-se o novo mapa de modo a reproduzir em grande escala a distribuição dos principais tipos de vegetação (uma vez que se pauta em dois mapas globais de vegetação natural confiáveis) e também detalhes regionais (uma vez que se baseia em consenso de mapas regionais) com precisão.

Palavras-chave : vegetação natural; floresta tropical; bioma; fitogeografia; parâmetros biogeofísicos; mapa de vegetação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons