SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número3The use of Fluorescence Resonance Energy Transfer (FRET) peptidesfor measurement of clinically important proteolytic enzymesHeparan sulfate proteoglycans: structure, protein interactions and cell signaling índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais da Academia Brasileira de Ciências

versão impressa ISSN 0001-3765versão On-line ISSN 1678-2690

Resumo

CUNHA, Rodrigo L. O. R.; GOUVEA, Iuri E.  e  JULIANO, Luiz. A glimpse on biological activities of tellurium compounds. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2009, vol.81, n.3, pp.393-407. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652009000300006.

O telúrio é um elemento não-essencial raro que vem sendo considerado tóxico, e o seu papel biológico é ainda pouco esclarecido. Apesar disso, os efeitos biológicos do telúrio elementar e de alguns derivados inorgânicos e orgânicos que têm sido estudados revelam um conjunto de aplicações diversificadas interessantes e promissoras. Como exemplo, pode-se destacar os usos de teluritos e teluratos de metais alcalinos em microbiologia, o efeito antioxidante de teluretos e diteluretos orgânicos, os efeitos imunomodulatórios e a diversidade de usos correlacionados a este efeito de uma telurana inorgânica denominada AS-101. Ademais, as aplicações de teluranas orgânicas (organoteluranas) como inibidoras de proteases e as aplicações em modelos de doenças compõem a mais recente contribuição ao cenário dos efeitos e aplicações biológicas do telúrio e seus compostos discutidas neste manuscrito.

Palavras-chave : antitumorais; aplicações biológicas; enzimas inibidoras; compostos orgânicos de telúrio; proteases; telúrio.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons