SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número3Portal hypertensive response to kininMetabolism and secretory function of white adipose tissue: effect of dietary fat índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais da Academia Brasileira de Ciências

versão impressa ISSN 0001-3765versão On-line ISSN 1678-2690

Resumo

SCHWINDT, Telma T. et al. Effects of FGF-2 and EGF removal on the differentiationof mouse neural precursor cells. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2009, vol.81, n.3, pp.443-452. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652009000300009.

As terapias celulares para doenças neurológicas têm avançado e células precursoras neurais (NPC) surgem como candidatas ideais para o transplante de células neurais em muitas doenças. No entanto, trabalhos adicionais devem ser feitos para determinar o ambiente de cultivo ideal para a expansão in vitro das NPC, sem alterar sua plasticidade, e os mecanismos de sinalização celular do fator de crescimento epidérmico (EGF) e fator de crescimento de fibroblasto 2 (FGF-2) no crescimento, sobrevivência e diferenciação da neuroesfera. Nesse trabalho avaliamosNPCcultivadas na presença e na ausência de FGF-2 e EGF e mostramos que esses fatores de crescimento são responsáveis pela proliferação das NPC. Também foi demonstrado que a produção endógena de fatores de crescimento alterna de FGF-2 a fator de crescimento de insulina 1 (IGF-1) e fator de crescimento derivado de plaquetas b (PDGFb) após remoção de EGF e FGF-2. NPC de camundongo cultivadas em suspensão mostraram padrões de localização neuronal distintos (centro versus borda) tanto no grupo controle como no grupo sem EGF e FGF-2. Juntos, esses resultados mostram que a remoção de EGF e FGF-2 exerce importante ação na diferenciação de NPC e possivelmente contribui para melhor compreensão dos mecanismos envolvidos na diferenciação. Nossos achados sugerem que, privando as NPC de fatores de crescimento antes do transplante, talvez aumente as chances de que as células efetivamente se integrem ao hospedeiro.

Palavras-chave : células precursoras neurais; neuroesfera; fator de crescimento de fibroblasto 2; fator de crescimento epidérmico; diferenciação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons