SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número3B-1 cell: the precursor of a novel mononuclear phagocyte with immuno-regulatory propertiesAntifungal and antitumor models of bioactive protective peptides índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais da Academia Brasileira de Ciências

versão impressa ISSN 0001-3765versão On-line ISSN 1678-2690

Resumo

CHIARI, Brasília M.  e  GOULART, Bárbara N. G.. The role of research methodology in the rational use of technology in monitoring and preventing communication disorders. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2009, vol.81, n.3, pp.497-502. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652009000300014.

Estudos que demonstram mais evidências científicas associadas ao impacto da Fonoaudiologia na prevenção e reabilitação da comunicação humana vêm ganhando maior espaço na agenda fonoaudiológica. Neste artigo discutimos alguns aspectos relacionados a essa questão, bem como direcionamentos a se-rem considerados para que conhecimento mais detalhado relacionado à Fonoaudiologia em estratos diferentes da população (como faixa etária, sexo, etc. associadas a estes agravos) esteja disponível, a fim de contribuir com a integralidade e efetividade dos recursos humanos e financeiros na atenção à saúde. Além disso, discutimos aspectos inerentes à solicitação de avaliações e exames complementares, os quais variam de baixa a alta complexidade, sendo necessário considerar, entre outros, a característica de cada um destes e sua contribuição no diagnóstico e/ou no planejamento terapêutico fonoaudiológico. É fundamental que contemos com parâmetros confiáveis para o planejamento terapêutico e tratamento dos distúrbios da comunicação humana, bem como fatores associados a estes. A epidemiologia, a bioestatística e as ciências sociais podem contribuir sob diferentes formas para que contemos com dados fonoaudiológicos mais específicos, além de direcionamentos para que os estudos fonoaudiológicos estejam mais diretamente vinculados à Política de Ciência e Tecnologia vigente e ampliem seu espaço no cenário científico internacional.

Palavras-chave : transtornos da comunicação; diagnóstico de situação de saúde; epidemiologia; medidas epidemiológicas; determinação das necessidades de cuidados em saúde; avaliação de custo-efetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons