SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número4Alluvial-eolian interaction in a Cambrian rift margin: the Pedra das Torrinhas and Pedra Pintada formations (Guaritas Group, RS)Methodological development of a quality index for agricultural operations, for corn cultivation using multi-criterion analysis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais da Academia Brasileira de Ciências

versão impressa ISSN 0001-3765versão On-line ISSN 1678-2690

Resumo

VIOLANTE-CARVALHO, Nelson; PAES-LEME, Rafael B.; ACCETTA, Domenico A.  e  OSTRITZ, Frederico. Diffraction and reflection of irregular waves in a harbor employing a spectral model. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2009, vol.81, n.4, pp.837-848. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652009000400019.

O modelo de ondas SWAN é amplamente empregado em simulações na região costeira e o presente trabalho investiga sua aplicação dentro de um porto. A última versão disponibilizada para a comunidade - SWAN 40.51 - inclui uma aproximação para computar a difração, embora, até o momento, poucos trabalhos abordando este tema foram publicados. O desempenho do modelo é estudado em um porto onde os fenômenos de reflexão e difração são importantes. Para avaliar suas estimativas, um modelo do tipo Boussinesq também é empregado, juntamente com medições realizadas em um modelo em escala reduzida da área atrás do quebramar. Para ondas irregulares, com cristas curtas e espalhamento direcional mais amplo, a importância da difração é relativamente menor. Contudo, o modelo SWAN não alcança convergência quando programado para estimar difração e reflexão simultaneamente. Conclui-se que, para situações normalmente encontradas em portos, com ondas irregulares próximas a obstáculos refletivos, o modelo deve ser empregado sem a opção de difração.

Palavras-chave : ondas geradas pelo vento; modelo de geração e propagação de ondas SWAN; reflexão de ondas; difração de ondas; transformação de ondas em um porto.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons