SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número2Spatial-temporal distribution of fire-protected savanna physiognomies in Southeastern Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Anais da Academia Brasileira de Ciências

versión impresa ISSN 0001-3765

Resumen

DIAZ, Rosaura et al. Histological modifications of the rat prostate following transection of somatic and autonomic nerves. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2010, vol.82, n.2, pp. 397-404. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652010000200015.

Sabe-se que os hormônios influenciam significativamente o tecido prostático. Entretanto, nós demonstramos que o acasalamento induz um aumento nos receptores androgênicos, revelando uma influência neural sobre a glândula. Esses dados sugerem que os aferentes somáticos (nervos escrotal e genito-femural) e os eferentes autonômicos (nervos pélvicos e hipo-gástricos) poderiam regular a estrutura da próstata. Neste trabalho, avaliou-se a função destes nervos na manutenção da histologia da glândula. Dessa forma, os nervos aferentes e eferentes de ratos machos foram seccionados As regiões ventral e dorsolateral da próstata foram processadas para histologia. Os resultados mostraram que a transecção aferente afeta a histologia da próstata. A área alveolar diminuiu e aumentou na próstata dorsal e dorsolateral, respectivamente. A altura da célula epitelial aumentou em ambas as regiões. A desenervação eferente produziu alterações dramáticas na glândula prostática. O tecido perdeu a sua configuração e o epitélio tornou-se difuso e quase desapareceu. Assim, os nervos aferentes são responsáveis por processos espinhais que pertencem ao controle trófico da próstata, ativando sua inervação autonômica. Dessa forma, nossos dados sugerem que a inervação parece ser sinérgica com os hormônios para a manutenção saudável da próstata. Assim, sugere-se que algumas patologias prostáticas poderiam ser ocasionadas devido a falhas nas vias neurais autonômicas que regulam esta glândula.

Palabras clave : nervo pélvico; nervo hipogástrico; nervo genitofemural; nervo escrotal.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés (pdf) Inglés (epdf)