SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue2Understanding the mechanisms of glutamine action in critically ill patientsTectonic control on the stratigraphic framework of Late Pleistocene and Holocene deposits in Marajó Island, State of Pará, eastern Amazonia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

PEREIRA-JUNIOR, Pedro P. et al. Noninvasive method for electrocardiogram recording in conscious rats: feasibility for heart rate variability analysis. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2010, vol.82, n.2, pp. 431-437. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652010000200019.

A análise da variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) consiste em uma metodologia bem estabelecida para o estudo do controle autonômico cardíaco, tanto em humanos como em modelos animais. As metodologias convencionais para o estudo da VFC em ratos utilizam-se de procedimentos cirúrgicos para o implante de eletródios ou transmissores, o que possibilita a posterior aquisição do eletrocardiograma (ECG) no estado consciente. O objetivo do presente trabalho foi o de desenvolver e aplicar um método não-invasivo para o registro do ECG em ratos conscientes, verificando sua validade para a análise da VFC. Uma vestimenta de tecido elástico em algodão foi desenvolvida de acordo com as dimensões médias da circunferência torácica dos animais, e dois pequenos eletródios retangulares de platina foram aderidos à superfície interna da vestimenta, permitindo o registro do ECG de forma não-invasiva em ratos conscientes (n=6), sob contenção. Foram conduzidas análises de VFC nos domínios do tempo e da freqüência, tanto para a condição basal, como para as condições de bloqueio autonômico. Foram obtidos sinais de ECG de alta qualidade, viáveis para a análise de VFC. Conforme esperado, o intervalo RR médio foi significativamente reduzido na presença de atropina (p<0.05), e aumentado na presença de propranolol (p<0.001). Reforçando a validade do método, as potências espectrais de baixa e alta freqüência da VFC sofreram reduções significativas, respectivamente, na presença de propranolol (p<0.05) e atropina (p<0.05). Em resumo, o presente trabalho descreve um novo método, de baixo custo e natureza não-invasiva, para a realização do ECG de superfície em ratos conscientes.

Keywords : eletrocardiografia; variabilidade da frequência cardíaca; metodologia; não-invasivo; rato.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English