SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue4Cloning, expression, and analysis of the group 2 allergen from Dermatophagoides farinae from ChinaSpatial changes in the water quality of Itajaí-Açú Fluvial-Estuarine System, Santa Catarina, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

CAMACHO, Santiago; BERNAL, Fernando; ABDO, Miguel  and  AWAD, Richard A.. Endoscopic and symptoms analysis in Mexican patients with irritable Bowel syndrome, dyspepsia, and gastroesophageal reflux disease. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2010, vol.82, n.4, pp. 953-962. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652010000400018.

O objetivo deste estudo foi analisar os dados de endoscopia e sintomas de 118 pacientes mexicanos com síndrome do intestino irritável (IBS), dispepsia, doença do refluxo não-erosiva (NERD) e esofagite erosiva (EE). Os pacientes com IBS preencheram os critérios para dispepsia em 47%, para NERD em 48%, e para pacientes EE em 48% dos casos. Esofagite estava presente em 42% dos pacientes com IBS e em 45% dos pacientes com dispepsia. A maior prevalência de hérnia de hiato foi encontrada na EE em comparação com NERD. Azia e eructação ácida foram associadas à presença de esofagite; eructação ácida, regurgitação e dor noturna, com duodenite; e azia e regurgitação com hérnia de hiato. Os homens relataram mais frequentemente sintomas como muco nas fezes, distensão abdominal, náuseas e gastrite, enquanto que as mulheres mais frequentemente relataram esofagite e duodenite. Os pacientes com NERD (OR 2,54, IC 95% 1,08-5,99, p = 0,04), apresentaram tenesmo e saciedade precoce, e os homens tiveram um risco aumentado relacionado a fezes endurecidas ou fragmentadas. Em conclusão, quase metade dos pacientes mexicanos com NERD, EE e dispepsia preenchem os critérios para a IBS. Um grande número de sintomas foi correlacionado com a endoscopia, esta correlação pode ser utilizada para aumentar a indicação da endoscopia e sua aplicação em estudos clínicos.

Keywords : dispepsia; endoscopia; síndrome do intestino irritável; sobreposição; doença do refluxo; sintomas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English