SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue4Rapid assessment methods of resilience for natural and agricultural systemsGenetic diversity of the sunflower caterpillar (Chlosyne lacinia saundersii Doubleday and Hewitson) (Lepidoptera: Nymphalidae) populations determined by molecular RAPD markers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

LOIBEL, Selene; ANDRADE, Marinho G.; VAL, João B.R. do  and  FREITAS, Alfredo R. de. Richards growth model and viability indicators for populations subject to interventions. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2010, vol.82, n.4, pp. 1107-1126. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652010000400028.

Neste trabalho estudamos o problema de identificação do modelo de uma população utilizando um modelo dinâmico discreto baseado no modelo de crescimento de Richards. A população é submetida a intervenções devido ao consumo, como no caso de caça ou na criação de animais. A identificação do modelo permite-nos estimar a probabilidade ou o tempo médio de ocorrência para que se atinja um certo número populacional. A inferência paramétrica dos modelos é obtida através da técnica de perfil de máxima verossimilhança como desenvolvida neste trabalho. O método de identificação desenvolvido pode ser aplicado para avaliar a produtividade de criação animal ou o risco de extinção de uma população autóctone. Ele foi aplicado aos dados da população global de gado de corte bovino brasileiro, e é utilizado na investigação de a população atingir um certo número desejado de cabeças.

Keywords : Modelo de crescimento de Richards; risco de populações; populações exploradas; estimação de parâmetros; função perfil de máxima verossimilhança.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English