SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 número3Animal-based medicines used in ethnoveterinary practices in the semi-arid region of Northeastern BrazilDiagnostic and prognostic characteristics of phytotoxicity caused by fluoride on Spondias dulcis Forst. F. (Anacardiaceae) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

versión impresa ISSN 0001-3765

Resumen

ALVES, Rogério M.O.; CARVALHO, Carlos A.L.; SOUZA, Bruno A.  y  SANTOS, Wyratan S.. Areas of natural occurrence of Melipona scutellaris Latreille, 1811 (Hymenoptera: Apidae) in the state of Bahia, Brazil. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2012, vol.84, n.3, pp. 679-688. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652012000300010.

A abelha Melipona scutellaris é considerada a espécie criada de meliponíneo com maior distribuição no norte e nordeste do Brasil, com ocorrência registradas desde o Estado do Grande do Norte até o Estado da Bahia. Considerando a importância desta espécie na geração de renda para agricultura familiar e na manutenção de áreas com vegetação natural, este trabalho teve como objetivo conhecer a distribuição de colônias naturais de M. scutellaris no Estado da Bahia. Informações de literatura, entrevistas com meliponicultores e expedições foram realizadas para confirmar a ocorrência natural da espécie. Um total de 102 municípios apresentou registro de M. scutellaris, cuja ocorrência foi observada em áreas desde o nível do mar até 1.200 metros de altitude. A ocorrência desta espécie no Estado da Bahia é considerada como restrita a municípios da área costeira e da Chapada Diamantina, onde existem matas úmidas. Dados de coordenadas geográficas, altitude, clima e vegetação foram obtidos, possibilitando elaborar o mapa da área de ocorrência, subsidiando políticas de conservação e manejo da espécie.

Palabras llave : Meliponicultura; abelha uruçu; abelhas sem ferrão; distribuição.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés