SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 número3Characterization of the myenteric neuronal population and subpopulation of the duodenum of adult wistar rat fed with hypoproteic chowSeed reserve composition and mobilization during germination and early seedling establishment of Cereus jamacaru D.C. ssp. jamacaru (Cactaceae) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

versión impresa ISSN 0001-3765

Resumen

MAGNAGO, Luiz F.S.; MARTINS, Sebastião V.; SCHAEFER, Carlos E.G.R.  y  NERI, Andreza V.. Restinga forests of the Brazilian coast: richness and abundance of tree species on different soils. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2012, vol.84, n.3, pp. 807-822. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652012000300023.

O objetivo deste estudo foi o de determinar as mudanças na composição, abundância e riqueza de espécies ao longo de um gradiente de floresta com variações de solo e inundações. As florestas localizam-se na margem esquerda do Rio Jucu, no Parque Natural Municipal de Jacarenema, Espírito Santo. O levantamento das espécies arbustivo/arbóreas foi realizado em 80 parcelas de 5x25m, distribuídas equitativamente entre as florestas estudadas. Foram incluídos na amostragem todos os indivíduos com >3,2 cm diâmetro à altura do solo (1,30 m). Foram coletadas amostras de solo superficial (0-10 cm) em cada parcela para análise química e física. Os resultados mostraram a existência de gradiente pedológico significativo, que é influenciado pelas variações sazonais do lençol freático. As formações florestais da Restinga apresentaram diferenças significativas na riqueza de espécies, com exceção da Floresta Não Inundável em relação a Floresta Não Inundável de Transição. A Análise de Correlação Canônica (CCA) mostrou que algumas espécies apresentam sua distribuição ao longo do gradiente sob influência da drenagem, das concentrações de nutrientes e das características físicas dos solos. Entre as variáveis testadas, a inundação parece ser o fator mais limitante para o estabelecimento de espécies vegetais nas florestas de Restinga do que os atributos básicos de fertilidade do solo.

Palabras llave : Vegetação; Florestas inundadas; Ecossistema costeiro; Solos arenosos; Depósitos quaternários; Influência Marinha; Florestas Ciliares.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés