SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 número3Treatment of critical defects produced in calvaria of mice with mesenchymal stem cellsFatty acids composition in seeds of the South American glasswort Sarcocornia ambigua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

versión impresa ISSN 0001-3765

Resumen

MACHADO, Nicácia P. et al. Pear quality characteristics by Vis / NIR spectroscopy. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2012, vol.84, n.3, pp. 853-863. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652012000300027.

Recentemente, técnicas não destrutivas como a espectroscopia Vis/NIR têm sido utilizadas para avaliar as características de maturação e qualidade das peras. O trabalho tem como objetivo validar as leituras por espectroscopia Vis/NIR, como forma não destrutiva de avaliar as características qualitativas em peras das cultivares Williams, Packams e Carrick produzidas em condições brasileiras. O experimento foi realizado na Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas/RS e o instrumento utilizado para determinar a qualidade dos frutos de forma não destrutiva foi o espectrofotômetro NIR-Case (SACMI, Imola, Itália). Para a determinação de sólidos solúveis (SS) e firmeza da polpa (FP) das peras, estabeleceu se a calibração para cada cultivar em estudo a partir das avaliações obtidas pelo método não destrutivo (NIR-Case) e pelo método destrutivo e, posteriormente, testou-se o desempenho destas leituras através de regressões lineares. Os resultados foram significativos para o parâmetro sólidos solúveis obtido por espectroscopia Vis/NIR, no entanto, não se obteve resultados satisfatórios para a firmeza da polpa de peras dessas cultivares. Conclui-se que a espectroscopia Vis/NIR utilizando regressão linear possibilita fornecer estimativas seguras dos índices de qualidade para peras, especialmente para os sólidos solúveis.

Palabras llave : calibração; firmeza; pereira; sólidos solúveis; validação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés