SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue1A note on the connectedness locus of the families of polynomials Pc(z)=z n - cz n-jInventary of the Sponge Fauna of the cemitério Paleolake, Catalão, Goiás, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

WANG, Qianbin; WANG, Qiguang  and  WAN, Changxiu. Preparation and evaluation of a biomimetic scaffold with porosity gradients in vitro. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2012, vol.84, n.1, pp. 9-16.  Epub Feb 09, 2012. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652012000100003.

Um novo esqueleto mimetizando a morfologia de tecido ósseo e com uma estrutura de porosidade gradiente foi preparado e é descrito neste artigo. O resultado da avaliação da morfologia da superfície indicou que uma estrutura porosa gradiente se formou no esqueleto fabricado no qual uma camada densa (0%) foi conectada com a camada mais porosa (60%) por uma camada porosa média (30%). Para avaliar a degradabilidade, esqueletos de porosidade gradiente e esqueletos homogêneos foram colocados em uma solução tampão Tris-HCL (pH = 7,4) durante 28 dias. Observou-se que ambos os esqueletos apresentaram a mesma tendência de degradação e a estrutura de porosidade gradiente não modificou a degradabilidade original do esqueleto. Além disso, a força compressiva do esqueleto de porosidade gradiente foi melhor do que aquela do esqueleto homogêneo convencional, com aumento do tempo de degradação, e que a estrutura porosa em gradiente pode acentuar a propriedade mecânica do esqueleto. Estas observações sugerem que este esqueleto biodegradável de porosidade gradiente pode ser promissor para implantes ósseos.

Keywords : biodegradavel; biomimético; esqueleto poroso gradiente; força compressora.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English