SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 número1Trichomes and hydrocarbons associated with the tomato plant antixenosis to the leafminerMining method selection by integrated AHP and PROMETHEE method índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

versión impresa ISSN 0001-3765

Resumen

CRUZ, Bruna P. et al. Effects of light intensity on the distribution of anthocyanins in Kalanchoe brasiliensis Camb. and Kalanchoe pinnata (Lamk.) Pers. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2012, vol.84, n.1, pp. 211-218.  Epub 06-Mar-2012. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652012000100022.

Este trabalho compara duas espécies medicinais de Kalanchoe utilizadas muitas vezes de forma indiferenciada pela população, quanto à distribuição de antocianinas sob influência de quatro níveis de luminosidade por 6 meses. Para a análise morfoanatômica foi seccionado o 6 º nó do caule de cada planta. Testes histoquímicos clássicos evidenciaram a presença de antocianinas em cortes transversais dos caules, pecíolos e lâminas foliares. Os pecíolos e lâminas foliares foram submetidos à extração com metanol acidificado e as antocianinas foram quantificadas através de leituras espectrofotométricas. Observou-se em nível macroscópico nas duas espécies, maior presença de antocianinas nos caules e pecíolos das plantas sob luz plena. A microscopia de caules de K. brasiliensis evidenciou a deposição de antocianinas no tecido subjacente à epiderme e córtex, o que aumentou com a intensidade luminosa. Em K. pinnata, observou-se colênquima subepidérmico, o que interferiu na visualização de antocianinas. Nos pecíolos e lâminas foliares de K. brasiliensis, a deposição de antocianinas foi periférica e em K. pinnata, se deu também por todo o córtex. A quantificação de antocianinas dos pecíolos mostrou, em 70% de luminosidade, teores superiores aos obtidos em 25%, porém nas lâminas foliares não foram obtidos resultados significativos. Este trabalho contribui para a farmacognosia de Kalanchoe e sustenta-se pela descrição de flavonóides como marcadores biológicos do gênero.

Palabras llave : Antocianinas; Kalanchoe; luminosidade; anatomia vegetal.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés