SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 número2Microfossils in micrites from Serra da Bodoquena (MS), Brazil: taxonomy and paleoenvironmental implications índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google
  • uBio

Compartilhar


Anais da Academia Brasileira de Ciências

versão impressa ISSN 0001-3765

Resumo

TUDELA, Diego R.G. et al. TL, OSL and C-14 dating results of the sediments and bricks from mummified nuns' grave. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2012, vol.84, n.2, pp. 237-244.  Epub 08-Maio-2012. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652012005000031.

Este artigo apresenta os resultados de datação por TL e OSL de solos, e fragmentos de tijolos de um túmulo, que foi ocupado por duas freiras mumificadas encontradas no Mosteiro da "Luz", localizado no Estado de São Paulo, Brasil. As idades encontradas por TL e OSL foram comparadas às obtidas a partir de C-14 dos colágenos contidos em amostras de osso das múmias. A maioria das idades obtidas são do século XVIII. A espectroscopia de radiação-gama foi utilizada para avaliar concentrações de radioisótopos naturais nas amostras e para calcular as taxas de dose anual que resultaram em 3,0 a 5,3 Gy/kano. As concentrações radioativas são próximas daquelas obtidas através de Análise por Ativação de Nêutrons. Os conteúdos de elementos U, Th e Ce são superiores aos encontrados na maioria dos sedimentos.

Palavras-chave : datação; Termoluminescência (TL); Luminescência Opticamente estimulada (LOE); Freiras Mumificadas; Mosteiro da "Luz".

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons