SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue4Interspecific interaction between Telenomus remus (Hymenoptera: Platygastridae) and Trichogramma pretiosum (Hymenoptera: Trichogrammatidae) on Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) eggsUse of the correlation coefficient in agricultural sciences: problems, pitfalls and how to deal with them author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

RIZZARDO, Rômulo A.G.; MILFONT, Marcelo O.; SILVA, Eva M.S. da  and  FREITAS, Breno M.. Apis mellifera pollination improves agronomic productivity of anemophilous castor bean (Ricinus communis). An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2012, vol.84, n.4, pp.1137-1145.  Epub Sep 18, 2012. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652012005000057.

A mamoneira (Ricinus communis L.) é cultivada principalmente para produção de biodiesel devido ao alto teor de óleo de suas sementes e considerada como sendo de polinização anemófila. Mas déficits de polinização podem levar a baixos índices de produtividade geralmente atribuídos a outros fatores. Neste trabalho foram investigados os requerimentos, mecanismos e déficit de polinização e o papel dos polinizadores bióticos em um monocultivo comercial de mamona. Os resultados mostram que R. communis possui um sistema de polinização misto, favorecendo a autopolinização por geitonogamia, embora o vento normalmente promova polinização cruzada. Observou-se também que a abelha melífera (Apis mellifera L.) forrageando na mamoneira pode tanto transferir pólen das flores estaminadas para as pistiladas do mesmo racemo, quanto aumentar consideravelmente a liberação de pólen em suspensão no ar pelas flores estaminadas. Ambas as situações elevam a taxa de geitonogamia, aumentando significativamente o vingamento de frutos e produção de sementes. Este é o primeiro relato da atividade de forrageio de um animal aumentando a produção de sementes em uma cultura anemófila e de polinização predominantemente por geitonogamia e esclarece o papel dos polinizadores bióticos na polinização da mamoneira.

Keywords : oleaginosas; déficit de polinização; requerimentos de polinização; produção de sementes; polinização anemófila assistida por inseto.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License