SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue4Interspecific interaction between Telenomus remus (Hymenoptera: Platygastridae) and Trichogramma pretiosum (Hymenoptera: Trichogrammatidae) on Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) eggsUse of the correlation coefficient in agricultural sciences: problems, pitfalls and how to deal with them author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

RIZZARDO, Rômulo A.G.; MILFONT, Marcelo O.; SILVA, Eva M.S. da  and  FREITAS, Breno M.. Apis mellifera pollination improves agronomic productivity of anemophilous castor bean (Ricinus communis). An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2012, vol.84, n.4, pp. 1137-1145.  Epub Sep 18, 2012. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652012005000057.

A mamoneira (Ricinus communis L.) é cultivada principalmente para produção de biodiesel devido ao alto teor de óleo de suas sementes e considerada como sendo de polinização anemófila. Mas déficits de polinização podem levar a baixos índices de produtividade geralmente atribuídos a outros fatores. Neste trabalho foram investigados os requerimentos, mecanismos e déficit de polinização e o papel dos polinizadores bióticos em um monocultivo comercial de mamona. Os resultados mostram que R. communis possui um sistema de polinização misto, favorecendo a autopolinização por geitonogamia, embora o vento normalmente promova polinização cruzada. Observou-se também que a abelha melífera (Apis mellifera L.) forrageando na mamoneira pode tanto transferir pólen das flores estaminadas para as pistiladas do mesmo racemo, quanto aumentar consideravelmente a liberação de pólen em suspensão no ar pelas flores estaminadas. Ambas as situações elevam a taxa de geitonogamia, aumentando significativamente o vingamento de frutos e produção de sementes. Este é o primeiro relato da atividade de forrageio de um animal aumentando a produção de sementes em uma cultura anemófila e de polinização predominantemente por geitonogamia e esclarece o papel dos polinizadores bióticos na polinização da mamoneira.

Keywords : oleaginosas; déficit de polinização; requerimentos de polinização; produção de sementes; polinização anemófila assistida por inseto.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English