SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue4In vitro antimalarial activity of six Aspidosperma species from the state of Minas Gerais (Brazil)Influence of land use changes on water chemistry in streams in the State of São Paulo, southeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

CUNHA, Maria do Carmo Lima e; NARDI, Lauro V.S.  and  MULLER, Ingke F.. Biogeochemistry of REE elements and tetrad effect in the soil-plant system: a study on volcanic rock covers in southernmost Brazil. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2012, vol.84, n.4, pp. 911-918.  Epub Nov 09, 2012. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652012005000069.

Este trabalho trata da distribuição dos ETR na rocha, solo e planta em área de ocorrência de rochas monzoníticas do extremo sul do Brasil. O padrão dos ETR em Schinus lentiscifolius apresenta anomalia negativa de Ce e significativo efeito tétrade, do tipo W, ausente no padrão da rocha e do solo. A configuração das curvas da rocha e do solo é similar e sem fracionamento das ETR durante a pedogênese. O padrão em W é interpretado como decorrente da absorção dos ETR pela planta na forma de íons livres e não complexados, ou, alternativamente, que o transporte das ETR nos processos metabólicos foi na forma de íons livres. O reconhecimento de tétrades, seja do tipo W ou M, é uma ferramenta adicional na compreensão da biogeoquímica dos ETR e pode contribuir para o estudo de processos de monitoramento de ambientes contaminados ou para pesquisas em prospecção mineral.

Keywords : ETR; efeito tétrade; Schinus lentiscifolius; sul do Brasil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English