SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 número4Evaluation of morpho-anatomical and chemical differences between varieties of the medicinal plant Casearia sylvestris SwartzEnvironmental pathways and human exposure to manganese in southern Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais da Academia Brasileira de Ciências

versão impressa ISSN 0001-3765

Resumo

PELLOSI, Diogo S. et al. Evaluation of the photodynamic activity of Xanthene Dyes on Artemia salina described by chemometric approaches. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2013, vol.85, n.4, pp.1267-1274.  Epub 22-Out-2013. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/0001-3765201395412.

O desenvolvimento de fármacos para terapia foto-dinâmica (TFD) é uma importante área de pesquisa devido ao seu crescente uso em aplicações médicas. Portanto, é importante desenvolver novos métodos de bioensaios para TFD fotossensibilizadores que sejam de baixo custo, de fácil execução e altamente sensíveis às condições do meio. Corantes xantênicos (fluoresceína, rosa de bengala B, eritrosina B e eosina Y) iluminados com luz LED foram investigados usando Artêmia salina como bioindicador da atividade fotodinâmica. Neste estudo, três fatores foram investigados (i) concentração do fotossensibilizador; (ii) o tempo de irradiação LED e (iii) o tempo de espera entre a adição do fotossensibilizador e o início da irradiação. Para analisar a foto-mortandade da A. salina foi aplicado o planejamento fatorial 23 completo. A morte da A. salinafoi relacionada à estrutura do corante e à interação entre o tempo de irradiação e a concentração do fotossensibilizador. Cerca de 60% da morte do crustáceo foi obtida usando rosa de bengala B, que apresenta o maior rendimento quântico de oxigênio singlete devido aos átomos de iodo substituintes no anel xantênico. O bioensaio proposto usando A. salina, corantes xantenos e irradiação LED foi apropriado para a avaliação quantitativa de fármacos para TFD.

Palavras-chave : Artêmia salina; planejamento fatorial; terapia fotodinâmica; bioensaio; xantenos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )