SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 número4Environmental pathways and human exposure to manganese in southern BrazilLuminescence characteristics of quartz from Brazilian sediments and constraints for OSL dating índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais da Academia Brasileira de Ciências

versão impressa ISSN 0001-3765

Resumo

FONSECA, ESTEFAN M. DA et al. The Role of the Humic Substances in the Fractioning of Heavy Metals in Rodrigo de Freitas Lagoon, Rio de Janeiro - Brazil. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2013, vol.85, n.4, pp.1289-1301. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/0001-3765201371011.

Um dos principais resultados dos processos relativos da urbanização é a contaminação de corpos d'água adjacentes. Inserida neste contexto, a Lagoa Rodrigo de Freitas está situada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Este ecossistema recebe uma série de descargas contendo todos os tipos de poluentes incluindo metais pesados. O presente trabalho estudou o fracionamento dos metais pesados nos sedimentos da Lagoa Rodrigo de Freitas assim como identificou a influência da matéria orgânica na dinâmica de partição. Os resultados das análises indicaram a matéria orgânica como um importante agente ligante. Características peculiares como sedimentos redutores, altas concentrações de metais pesados e granulometria fina transformaram este ecossistema em um depósito efetivo de metais pesados, onde os mesmos não se apresentam em frações facilmente remobilizáveis.

Palavras-chave : Brasil; Rio de Janeiro; Laguna Rodrigo de Freitas; metais pesados; ácidos húmicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )