SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 número4The Role of the Humic Substances in the Fractioning of Heavy Metals in Rodrigo de Freitas Lagoon, Rio de Janeiro - BrazilGeochronology and heavy metal flux to Guanabara bay, Rio de Janeiro state: a preliminary study índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais da Academia Brasileira de Ciências

versão impressa ISSN 0001-3765

Resumo

GUEDES, CARLOS C.F. et al. Luminescence characteristics of quartz from Brazilian sediments and constraints for OSL dating. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2013, vol.85, n.4, pp.1303-1316.  Epub 27-Set-2013. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/0001-37652013104912.

Esse estudo analisa as características da luminescência opticamente estimulada (LOE) de grãos de quartzo de areias fluviais, eólicas e marinhas rasa de areias do nordeste e sudeste brasileiro, com vistas para avaliar a aplicabilidade do protocolo SAR (single-aliquot regenerative dose). Todos os sedimentos analisados apresentam alta sensibilidade LOE e bom comportamento relativo às características de luminescência relevantes à estimativa de dose de radiação. No entanto, algumas amostras de sedimentos da costa maranhense apresentaram dificuldades na correção da sensibilidade da luminescência, o que dificulta a aplicação do protocolo SAR e seu uso como dosímetro natural. Enquanto as amostras de sedimentos marinhos rasos e eólicos analisados apresentaram distribuições de dose com dispersão reduzida, a amostra de sedimentos fluviais possui distribuição de dose com elevada dispersão, indicativa de foto-esvaziamento parcial e estimativa de dose pouco confiável. LOE entre amostras, uma análise crítica das doses estimadas para cada amostra deve levar em consideração as características do local de coleta da amostra e de luminescência do quartzo.

Palavras-chave : Datação por luminescência opticamente estimulada (LOE); protocolo de datação por alíquota única (SAR); sensibilidade LOE; sedimentos arenosos brasileiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )