SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue4Luminescence characteristics of quartz from Brazilian sediments and constraints for OSL datingPollen grain morphology of Fabaceae in the Special Protection Area (SPA) Pau-de-Fruta, Diamantina, Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

BAPTISTA NETO, José A. et al. Geochronology and heavy metal flux to Guanabara bay, Rio de Janeiro state: a preliminary study. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2013, vol.85, n.4, pp.1317-1327.  Epub Oct 22, 2013. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/0001-3765201394612.

A Baía de Guanabara, localizada no estado do Rio de Janeiro, é cercada pela segunda mais importante área metropolitana do país. Nas últimas décadas, a urbanização e outros processos na área circundante têm aumentado significativamente a entrada de sedimentos para a baía, tendo um efeito negativo sobre todo o meio ambiente. Estes impactos negativos estão relacionados com grandes volumes de esgoto sem tratamento e efluentes industriais. O presente estudo avalia a história deste impacto humano através do exame detalhado de um testemunho coletado na porção norte da Baía de Guanabara. A geocronologia é estabelecida usando 210Pb e relacionada com o carbono orgânico e fluxos de metais pesados para os sedimentos. Os resultados indicaram uma taxa de sedimentação média de 0,67 cm.y-1. O fluxo de carbono orgânico e metais pesados começaram a aumentar no início do século passado e os maiores valores foram observados no topo do testemunho.

Keywords : 210Pb; geocronologia; Fluxo de metais pesados; Baía de Guanabara.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )