SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue4Responses of the molluscan fauna to environmental variations in a Halodule wrightii Ascherson ecosystem from Northeastern BrazilTryblionella persuadens comb. nov.(Bacillariaceae, Diatomeae): new observations on frustule morphology of a seldom recorded diatom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

FOZ FILHO, Roberto P.P.; MARTIN, Benedito W. de; LIMA, Ana Rita de  and  MIGLINO, Maria Angélica. Horse spleen segmentation technique as large animal model of preclinical trials. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2013, vol.85, n.4, pp.1411-1417.  Epub Oct 22, 2013. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/0001-37652013110812.

A distribuição parenquimal da artéria esplênica foi estudada com o objetivo de obter base anatômica elementos para a realização de esplenectomias parciais. Trinta e dois baços foram estudados, 26 de equinos saudáveis, com peso entre 320 a 450kg e idade de 3 a 12 anos, e seis baços de fetos obtidos em matadouro. Os baços foram submetidos a arteriografias e cintilografias para examinar o padrão vascular e comparar com o aspecto externo do órgão, procurando estabelecer segmentos anatomo-cirurgicos. Todas as ragiografias foram fotografadas com câmera digital e as imagens digitais foram submetidas a um programa de mensuração para análise comparativa das áreas dos dos segmentos anátomo-cirúrgicos dorsal e ventral. Investigações anatômicas sobre a angiorquitetura do baço equino mostrou uma área paucivascular que coincide com a área externa mais fina, permitindo que o órgão seja dividido em dois segmentos anatomo-cirúrgicos com aproximadamente 50% do órgão em cada.

Keywords : arteriografia; equino; cintilografia; baço; artéria esplênica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )