SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue4Genetic variation in native and farmed populations of Tambaqui (Colossoma macropomum) in the Brazilian Amazon: regional discrepancies in farming systemsIs the secondary thickening in palms always diffuse? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

CASCAES, MAINARA F.; CITADINI-ZANETTE, VANILDE  and  HARTER-MARQUES, BIRGIT. Reproductive phenology in a riparian rainforest in the south of Santa Catarina state, Brazil. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2013, vol.85, n.4, pp.1449-1460. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/0001-37652013105112.

Estudos fenológicos auxiliam na compreensão dos ecossistemas florestais e na avaliação da disponibilidade dos recursos para fauna, melhorando o entendimento das relações entre as plantas e seus polinizadores e dispersores. O presente estudo tem por objetivo descrever as fenofases reprodutivas de espécies vegetais de uma área de mata ciliar e correlacioná-las com as variáveis climáticas. A fenologia reprodutiva foi analisada quinzenalmente durante um ano, sendo registrada a ausência ou presença de flores/frutos. A fenofase de floração ocorreu durante todo o ano de estudo, apresentando incremento do número de espécies em outubro, novembro e dezembro, tendo no mês de novembro o pico de floração da comunidade estudada. A frutificação ocorreu também durante todo o ano de estudo, com acréscimo de espécies frutificando em junho e uma leve queda nos meses de agosto e setembro. Os dados obtidos neste estudo, quando comparados com outros estudos em diferentes áreas da Mata Atlântica, indicam um padrão sazonal para a fenofase de floração e uma variação na disponibilidade dos frutos ao longo do ano, assim como nos picos de frutificação. Desta maneira, estudos que observam os eventos de floração e frutificação in loco são importantes, visto que contribuem com informações sobre as épocas reprodutivas das espécies para utilização em projetos de restauração ambiental e, desta forma, amenizar a situação de degradação das matas ciliares.

Keywords : floração; frutificação; mata ciliar; relações climáticas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )