SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 número4Standardization of a method to study angiogenesis in a mouse modelEvaluation of Bcl-2, Bcl-x and Cleaved Caspase-3 in Malignant Peripheral Nerve Sheath Tumors and Neurofibromas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais da Academia Brasileira de Ciências

versão impressa ISSN 0001-3765

Resumo

HERRERA-RIVERO, MARISOL; SOTO-CID, ABRAHAM; HERNANDEZ, MARíA E.  e  ARANDA-ABREU, GONZALO E.. Tau, APP, NCT and BACE1 in lymphocytes through cognitively normal ageing and neuropathology. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2013, vol.85, n.4, pp.1489-1496. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/0001-376520130013.

Embora a doença de Alzheimer seja um distúrbio do cérebro, uma série de alterações periféricas têm sido encontradas nesses pacientes; no entanto, pouco se sabe sobre como os genes envolvidos na fisiopatologia se expressam nas células periféricas, tais como em linfócitos durante o envelhecimento normal em comparação com o neuropatológico. Analisamos por RT-PCR a expressão dos genes de tau, da proteína precursora do amilóide, de nicastrin e da enzima de clivagem do sítio β da APP, em linfócitos de um pequeno grupo de pacientes com início tardio da Doença de Alzheimer, de um grupo de pacientes idosos que sofrem de doenças neuropsicológicas diferentes de Alzheimer, e de um grupo de indivíduos cognitivamente saudáveis, divididos em quatro grupos por idade. Também foram investigadas as correlações entre a expressão dos genes e os níveis de pressão arterial, glicose, colesterol total e triglicérides, como fatores de risco para doença de Alzheimer. Os resultados mostram a ausência de expressão de tau em linfócitos, a ausência de detecção da expressão do gene de nicastrina em pacientes com Alzheimer, e a correlação entre as condições médicas estudadas e a expressão gênica nos linfócitos. Acreditamos que a expressão de nicastrin em linfócitos deve ser considerada de interesse para análises em uma população mais ampla, para investigar se ela pode representar um potencial biomarcador para diferenciar a doença de Alzheimer de outros distúrbios neuropsicológicos.

Palavras-chave : doença de Alzheimer; APP; BACE1; nicastrin; envelhecimento normal; fatores de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )