SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue4Perception of local inhabitants regarding the socioeconomic impact of tourism focused on provisioning wild dolphins in Novo Airão, Central Amazon, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

POORANGI, MEHDI M.; KHIN, EDWARD W.S.; NIKOONEJAD, SHOHREH  and  KARDEVANI, ARASH. E-commerce adoption in Malaysian Small and Medium Enterprises Practitioner Firms: A revisit on Rogers' model. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2013, vol.85, n.4, pp.1593-1604. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/0001-37652013103512.

O atual clima de negócios necessita de competições que são muitas vezes duras e imprevisíveis. Todas as organizações, a despeito do tamanho ou da amplitude de operação, estão enfrentando sérios desafios competitivos. A fim de lidar com esse fenômeno, os gestores estão se voltando para o comércio eletrônico (e-comércio) em suas organizações. Este estudo busca explorar e explicar as diferentes dimensões envolvendo a adoção do e-comércio entre pequenas e médias empresas, com base em Cinco Fatores de Difusão do Modelo de Inovação criado por Rogers. Entretanto, neste estudo, empregamos métodos de survey. Um questionário foi distribuído por e-mail para 1.200 gerentes e empregados em fábricas e empreendimentos agrícolas, com uma taxa de resposta de 10%. Os resultados obtidos indicam sem dúvida que a vantagem relativa influencia na adoção do e-comércio. Possibilidades de testes e de acompanhamento são fatores que afetam o nível de confiança por parte da administração o que, por sua vez, influencia a adoção do e-comércio. Ao mesmo tempo, a cultura vigente numa empresa afeta a resistência dos empregados a qual, por seu turno, afeta negativamente a adoção do e-comércio, ao passo que a complexidade não influencia significativamente a adoção do e-comércio.

Keywords : adoção do e-comércio; PMEs; Modelo Rogers; difusão da inovação; e-negócio.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )