SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número5Evolução da displasia fibrosa óssea na síndrome de McCune AlbrightAnálise clínica e evolução de 70 casos de lesões podais infectadas em pacientes diabéticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

versión impresa ISSN 0004-2730

Resumen

MACEDO, Clayton L.D. et al. Aleitamento materno e diabetes Mellitus do tipo 1. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 1999, vol.43, n.5, pp. 360-365. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27301999000500008.

OBJETIVOS: Considerando-se os recentes relatos de uma possível relação entre exposição precoce ao leite bovino e diabetes mellitus do tipo 1 (DM1), este estudo teve como objetivo pesquisar a idade de inicio de exposição alimentar ao leite bovino em indivíduos portadores de DM1, através de um estudo caso-controle; bem como correlacionar a idade de introdução do leite bovino na dieta com o desenvolvimento e a idade de aparecimento do DM1. MÉTODOS: O estudo foi baseado em entrevistas dirigidas às mães de indivíduos dos seguintes grupos: a) grupo de pacientes diabéticos insulino-dependentes (GDM1), com diagnóstico realizado até os 30 anos, com média de idade ao diagnóstico de 9,2±5,4 anos; b) grupo controle (GC): estudantes não-diabéticos. A amostra constitui-se de 124 indivíduos (47 do GDM1 e 77 do GC), sem diferença estatística em relação a sexo e idade cronológica entre os dois grupos. RESULTADOS: A média do tempo de aleitamento exclusivo foi significativamente menor para o GDM considerando o sexo feminino. Não houve diferença significante entre as médias dos grupos considerando o sexo masculino. Não houve correlação entre a idade de exposição ao leite bovino e a idade de início do DM1. CONCLUSÕES: Indivíduos com DM1 do sexo feminino foram expostos mais precocemente ao leite bovino comparados aos indivíduos controles, sugerindo um possível papel deste alimento na etiopatogenia da doença. A retirada precoce do leite materno da dieta dos lactentes e, consequentemente, dos fatores de proteção por ele oferecidos, podem ser considerados elementos potencialmente relacionados com o desencadeamento do processo auto-imune.

Palabras llave : Aleitamento materno; Diabetes mellitus do tipo 1; Leite; Lactente; Estudos caso-controle.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués