SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue6Fisiopatologia da osteoporose involutiva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

On-line version ISSN 1677-9487

Abstract

BRANDAO, Cynthia M.A.  and  VIEIRA, José Gilberto H.. Fatores envolvidos no pico de massa óssea. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 1999, vol.43, n.6, pp.401-408. ISSN 1677-9487.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27301999000600003.

A massa óssea de um indivíduo adulto, que está estreitamente relacionada ao risco de fraturas osteoporóticas, depende da diferença entre o pico de massa óssea alcançado no final do período de maturação sexual e esquelética, e as perdas acumuladas durante a vida. A enorme variabilidade observada no pico de massa óssea da adolescência está relacionada, principalmente, a fatores genéticos, mas também a parâmetros antropométricos, como peso e altura, hábitos dietéticas, influências hormonais diversas, atividade física, uso de medicamentos e doenças intercorrentes. A identificação dos fatores envolvidos na aquisição do pico de massa óssea na infância e adolescência e a compreensão deste longo período de maturação esquelética, permitirão a criação de estratégias para prevenção da osteoporose.

Keywords : Pico de massa óssea; Densidade mineral óssea em crianças e adolescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License