SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue4Carney complex: a case report and literature reviewMuscle infarction: do you think about it in a diabetic patient? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Print version ISSN 0004-2730

Abstract

GALRAO, Liliana D.; LIMA, Isabella V.; SANTOS, Luiza  and  SANTIAGO, Mittermayer B.. Hiperparatireoidismo primário em paciente com lúpus eritematoso sistêmico. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2004, vol.48, n.4, pp. 555-558. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302004000400017.

O hiperparatireoidismo primário (HPP) é uma doença metabólica que resulta da secreção anormal do hormônio da paratireóide (PTH), sendo uma das causas mais comuns de hipercalcemia na população geral. Apresentamos o caso de uma paciente de 47 anos, com diagnóstico prévio de lúpus eritematoso sistêmico (LES) há dois anos, que apresentou manifestações clínicas (dor óssea difusa, labilidade emocional, tumoração em ramo mandibular esquerdo) e laboratoriais (cálcio sérico= 13,5mg/dL, fosfato= 1,8mg/dL, fosfatase alcalina= 3.028U/L, PTH intacto= 1472pg/dL) que culminaram com o diagnóstico de HPP, complementado pelo estudo anátomo-patológico, que evidenciou adenoma de paratireóide. Após o tratamento com calcitonina nasal 400UI/dia, pamidronato 90mg IV/semana e, por fim, a paratireoidectomia subtotal, a paciente apresentou melhora do quadro clínico e normalização dos exames laboratoriais. A presente descrição se constitui no segundo caso relatado na literatura, com tal associação de doenças. Embora os mecanismos etiopatogênicos do HPP em LES não estejam ainda definidos, essa associação deve ser sempre lembrada, uma vez que a estratégia terapêutica tende a mudar completamente.

Keywords : Lúpus eritematoso sistêmico; Hiperparatireoidismo; Hipercalcemia; PTH.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese