SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4Primary hyperparathyroidism in a patient with systemic lupus erythematosusEating disorder and bariatric surgery: a case report índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

versión impresa ISSN 0004-2730

Resumen

ARAUJO, Neuza B. C. de et al. Você pensa em infarto muscular no paciente diabético?. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2004, vol.48, n.4, pp. 559-563. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302004000400018.

O infarto muscular diabético (IMD) é uma complicação incomum do diabetes (DM) de longa duração. Esta condição pode ocorrer em pacientes com DM tipo 1 ou 2 mal controlados, com presença de microangiopatia. O quadro clínico é de dor aguda e intensa com edema do músculo afetado, que persiste por muitas semanas e tem melhora espontânea. Apesar de incerta, a etiologia é atribuída à microangiopatia com oclusão das pequenas artérias. É diagnosticado por biópsia, embora os achados em T2 na ressonância magnética sejam típicos. O tratamento de escolha é analgesia apropriada, repouso no leito e cuidadoso controle metabólico. Relatamos 3 casos de IMD admitidos em um hospital geral que não foram de imediato diagnosticados, levando a conduta e tratamentos inadequados. Enfatizamos os aspectos clínico, de imagem e histológico do IMD, permitindo o diagnóstico precoce desta condição incomum, evitando tratamento inapropriado.

Palabras llave : Infarto muscular; Diabetes mellitus; Microangiopatia; Edema muscular; Dor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués