SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número6Blood pressure homeostasis and microvascular complications in diabetic patients índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

versión impresa ISSN 0004-2730

Resumen

VALENTE, Angélica M.M. et al. Alterações metabólicas da síndrome lipodistrófica do HIV. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2005, vol.49, n.6, pp. 871-881. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302005000600004.

A introdução da highly active antiretroviral therapy (HAART) - terapia anti-retroviral fortemente ativa - vem reduzindo a morbidade e a mortalidade em pacientes infectados com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Entretanto, tratamentos prolongados, com combinações de drogas, são de difícil manutenção devido à má aderência e aos efeitos tóxicos. O tratamento com agentes anti-retrovirais, especialmente os inibidores da protease, fez surgir uma síndrome caracterizada por redistribuição anormal da gordura corporal, alterações no metabolismo glicêmico, resistência insulínica e dislipidemia, chamada de síndrome lipodistrófica do HIV (SLHIV). Atualmente não existe nenhum consenso para prevenção ou tratamento da síndrome, cuja causa permanece desconhecida. Esta revisão enfatiza os achados clínicos e dados da literatura a respeito da SLHIV, pois um melhor entendimento desta síndrome por infectologistas, cardiologistas e endocrinologistas é essencial para o manejo da doença.

Palabras llave : Síndrome lipodistrófica do HIV; AIDS; HIV; Lipodistrofia; Síndrome metabólica do HIV.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués