SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Relação entre o perfil metabólico e níveis de leptina em indivíduos obesosImpacto da prática habitual de atividade física no perfil lipídico de adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

versão impressa ISSN 0004-2730

Resumo

TEIXEIRA, Márcia H.; VEIGA, Glória V. da  e  SICHIERI, Rosely. Consumo de gordura e hipercolesterolemia em uma amostra probabilística de estudantes de Niterói, Rio de Janeiro. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.1, pp. 65-71. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302007000100011.

OBJETIVO: Avaliar a associação entre consumo de gordura e colesterol total sérico (CT). MÉTODOS: O inquérito foi realizado em uma amostra probabilística de adolescentes das escolas estaduais de Niterói, RJ. Foram obtidos dados antropométricos de 610 jovens, 577 participaram da coleta de sangue e 539 responderam o questionário de consumo alimentar. A análise multivariada de regressão linear incluiu como variáveis de confusão a hipercolesterolemia nos pais, idade e índice de massa corporal (IMC). RESULTADOS: Concentrações aumentadas de CT (> 170 mg/dL) ocorreram em 31,2% dos jovens. Ambos os sexos apresentaram freqüências elevadas (aproximadamente 45%) de consumo inadequado de gorduras. O sobrepeso foi de 15,7%, sem diferença estatisticamente significante entre os sexos (p= 0,83). Nenhum item alimentar isolado apresentou associação com o CT. IMC e presença de hipercolesterolemia nos pais mostraram associação estatisticamente significante com os teores de CT das meninas, e idade associou-se somente para os meninos. Verificou-se ausência de associação entre consumo de gordura e valores de CT. CONCLUSÕES: A combinação de altas taxas de hipercolesterolemia, sobrepeso e consumo de alimentos ricos em gordura sugerem que somente ações coletivas podem reduzir essas epidemias e que a redução na ingestão energética excessiva deve ser o principal objetivo destas ações.

Palavras-chave : Hipercolesterolemia; Estudantes; Adolescente; Consumo de alimentos; Confiabilidade; Inquérito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português