SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Relato de caso: diabetes Flatbush - da cetoacidose ao tratamento não-farmacológicoDiabetes melito do tipo 1A na primeira infância de gêmeos dizigóticos: associação entre fatores genéticos e ambientais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

versão impressa ISSN 0004-2730

Resumo

PIETSZKOWSKI, Nádila Cecyn et al. Auto-imunidade ANCA (Anticorpo Anti-Citoplasma de Neutrófilos) positiva induzida por propiltiouracil: relato de caso e revisão da literatura. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.1, pp. 136-141. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302007000100022.

A terapêutica com drogas antitireoidianas pode ser acompanhada de efeitos colaterais. Propiltiouracil (PTU) pode induzir vasculites anticorpo anti-citoplasma de neutrófilos (ANCA) positivas, na maioria das vezes relacionadas ao subtipo mieloperoxidase (ANCA-MPO). O nosso objetivo é relatar o caso de uma paciente com doença de Graves que desenvolveu auto-imunidade induzida por PTU, com manifestações cutâneas, pulmonares e renais, associadas à positividade do ANCA. O exame anátomo-patológico pulmonar revelou hemorragia difusa e a biópsia renal demonstrou glomeruloesclerose segmentar e focal. Foi tratada com pulsoterapia com corticóides e ciclofosfamida, com boa evolução clínica. Este caso enfatiza a necessidade de detecção e tratamento precoce deste efeito adverso relativamente raro do PTU.

Palavras-chave : Vasculite; Propiltiouracil; ANCA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português