SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número2Left ventricle diastolic dysfunction in diabetes: an updateCardiovascular autonomic dysfunction in experimental diabetes mellitus índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

versión impresa ISSN 0004-2730

Resumen

BORTOLOTTO, Luiz Aparecido. Alterações das propriedades funcionais e estruturais de grandes artérias no diabetes mellitus. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.2, pp. 176-184. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302007000200006.

Alterações funcionais e estruturais das grandes artérias exercem um importante papel na patogênese das doenças cardiovasculares. O diabetes mellitus, ao lado da hipertensão arterial e do envelhecimento, pode induzir essas alterações em diferentes territórios arteriais, e assim levar ao desenvolvimento de aterosclerose e suas conseqüências cardiovasculares. A principal alteração da função das grandes artérias é o aumento da rigidez, enquanto que a principal alteração estrutural é o maior espessamento da camada intima-media da artéria carótida, encontradas em ambos os tipos 1 e 2 de diabetes. Os mecanismos destas alterações estruturais e funcionais arteriais no diabetes incluem a resistência à insulina, o acúmulo de colágeno devido à glicação enzimática inadequada, disfunção endotelial e do sistema nervoso autônomo. O aumento de rigidez arterial é um marcador de risco cardiovascular em pacientes diabéticos, e o tratamento tanto do diabetes per se quanto de dislipidemia e hipertensão arterial associadas pode modificar beneficamente essas alterações arteriais.

Palabras llave : Rigidez arterial; Diabetes mellitus; Velocidade de onda de pulso;; Espessura íntima-medial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués