SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue5Molecular genetics of papillary thyroid carcinoma: great expectations...The importance of sodium/iodide symporter (NIS) for thyroid cancer management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Print version ISSN 0004-2730

Abstract

GARCIA-JIMENEZ, Custodia  and  SANTISTEBAN, Pilar. Sinalização de TSH e câncer. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.5, pp. 654-671. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302007000500003.

Os cânceres de tiróide são as neoplasias endócrinas mais frequentes e as mutações no receptor de tirotrofina (TSHR) são incomumente frequentes. Nesta revisão nós apresentamos o "estado da arte" com relação ao papel do TSHR no câncer de tiróide e o discutimos à luz da teoria da célula matriz do câncer ou a visão clássica. Revisamos brevemente a estrutura do gene e da proteína, atualizando a base de dados das mutações do TSHR relacionadas ao câncer. Curiosamente, mutações do TSHR com hiperfunção caracterizam cânceres diferenciados, em contraste com os cânceres de tiróide indiferenciados, os quais muito comumente mostram TSHR silenciados. Permanece obscuro se as alterações do TSHR em cânceres de tiróide têm algum papel no surgimento ou se elas aparecem como conseqüência da instabilidade genética durante seu desenvolvimento, mas a presença de TSHR funcional é explorada na terapia. Nós delineamos a rede de sinalizacão desenvolvida no tirócito entre TSHR/PKA e outras vias proliferativas como a Wnt, PI3k e MAPK. A integridade desta rede certamente tem um papel no surgimento/evolução do câncer de tiróide e necessita de novas pesquisas. Finalmente, novas investigacões sobre os eventos epigenéticos que ocorrem no TSHR e outros locais poderão trazer novas informações para uma terapia de base molecular nos carcinomas indiferenciados de tiróide. Agentes demetilantes direcionados, inibidores da histona-deacetilase, combinados com retinóides e RNAs específicos poderão auxiliar no tratamento futuro.

Keywords : Tirotrofina; Câncer; Sinalização; MAPK; PI3K; PKA; Wnt; Tireóide; NIS.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English