SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue5Clinical prognosis in BRAF-mutated PTCThyroid carcinoma in children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Print version ISSN 0004-2730

Abstract

DEMIDCHIK, Yuri E.; SAENKO, Vladimir A.  and  YAMASHITA, Shunichi. Câncer de tiróide na infância na Bielorússia, Rússia, e na Ucrânia, após Chernobil e atualmente. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.5, pp. 748-762. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302007000500012.

O câncer de tiróide é habitualmente raro em crianças, mas em indivíduos expostos a radiação o risco da doença aumenta consideravelmente. Cerca de uma década após o acidente de Chernobil, em 1986, foi registrado um aumento de mais de 10 vezes na incidência de câncer de tiróide, resultando cumulativamente em mais de mil novos casos diagnosticados em crianças que viviam nos territórios da Bielorrússia, Russia, e Ucrânia, afetadas pela chuva radioativa. A experiência com essa epidemia resultou em conhecimento substancial de oncologia pediátrica clínica, patologia e ciências básicas. Este artigo analisa a epidemiologia, os achados clínicos, os resultados do tratamento e a evolução de pacientes pediátricos com câncer de tiróide induzido pela radiação de Chernobil, em comparação com casos esporádicos diagnosticados atualmente. Adicionalmente, serão discutidos tópicos de patologia e achados moleculares no carcinoma de tiróide infantil.

Keywords : Câncer de tiróide infantil; Chernobil; Cirurgia; Radioiodo; Histotipo; Genética molecular.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English