SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue5Usefulness of ultrasound in the diagnosis and management of well-differentiated thyroid carcinomaRecombinant human TSH use in differentiated thyroid cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Print version ISSN 0004-2730

Abstract

HALL, Nathan C.  and  KLOOS, Richard T.. Imagem por PET no câncer diferenciado de tiróide: onde ele se encaixa e como usá-lo?. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.5, pp. 793-805. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302007000500017.

Positron emission tomography (PET) é uma modalidade de imagem que vem evoluindo rapidamente e tem ganho ampla aceitação na oncologia em geral e no câncer da tiróide em particular, graças a uma série de radionuclídeos. Pacientes com doenças da tiróide têm sido estudados principalmente com 18F-Fluorodeoxiglicose (FDG)-PET, cuja maior utilidade talvez seja a de poder localizar tumor em pacientes negativos na pesquisa de corpo inteiro e com tireoglobulina positiva. Também é útil na identificação de pacientes que não devem se beneficiar de terapia adicional com 131I e de pacientes de alto risco que podem se beneficiar de terapias mais agressivas ou testes clínicos com drogas alvo-dirigidas. Dados recentes sugerem que a fusão PET/CT aumenta a acurácia e modifica o plano terapêutico de um número significativo de casos de CDT comparada com as imagens de PET apenas. Entretanto, ainda não existem estudos que documentem melhora na sobrevida e na recorrência decorrentes da imagem por FDG-PET em pacientes com câncer da tiróide. Existem exemplos específicos de casos de CDT que aparentemente se beneficiaram do FDG-PET, mas há menos dados relativos ao carcinoma anaplásico ou ao medular. Este artigo revê a utilidade e as limitações do FDG-PET no tratamento do CDT e oferece recomendações práticas.

Keywords : Fluorodeoxiglicose 18F; Positron-emission tomography (PET); Câncer da tiróide; Carcinoma folicular; Nódulos da tiróide; Tiróide.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English