SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue5Usefulness of ultrasound in the diagnosis and management of well-differentiated thyroid carcinomaRecombinant human TSH use in differentiated thyroid cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

On-line version ISSN 1677-9487

Abstract

HALL, Nathan C.  and  KLOOS, Richard T.. Imagem por PET no câncer diferenciado de tiróide: onde ele se encaixa e como usá-lo?. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.5, pp.793-805. ISSN 1677-9487.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302007000500017.

Positron emission tomography (PET) é uma modalidade de imagem que vem evoluindo rapidamente e tem ganho ampla aceitação na oncologia em geral e no câncer da tiróide em particular, graças a uma série de radionuclídeos. Pacientes com doenças da tiróide têm sido estudados principalmente com 18F-Fluorodeoxiglicose (FDG)-PET, cuja maior utilidade talvez seja a de poder localizar tumor em pacientes negativos na pesquisa de corpo inteiro e com tireoglobulina positiva. Também é útil na identificação de pacientes que não devem se beneficiar de terapia adicional com 131I e de pacientes de alto risco que podem se beneficiar de terapias mais agressivas ou testes clínicos com drogas alvo-dirigidas. Dados recentes sugerem que a fusão PET/CT aumenta a acurácia e modifica o plano terapêutico de um número significativo de casos de CDT comparada com as imagens de PET apenas. Entretanto, ainda não existem estudos que documentem melhora na sobrevida e na recorrência decorrentes da imagem por FDG-PET em pacientes com câncer da tiróide. Existem exemplos específicos de casos de CDT que aparentemente se beneficiaram do FDG-PET, mas há menos dados relativos ao carcinoma anaplásico ou ao medular. Este artigo revê a utilidade e as limitações do FDG-PET no tratamento do CDT e oferece recomendações práticas.

Keywords : Fluorodeoxiglicose 18F; Positron-emission tomography (PET); Câncer da tiróide; Carcinoma folicular; Nódulos da tiróide; Tiróide.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License