SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue5PET imaging in differentiated thyroid cancer: where does it fit and how do we use it?Cervical lymph nodes metastases in patients with differentiated thyroid cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Print version ISSN 0004-2730

Abstract

GRAF, Hans  and  PAZ-FILHO, Gilberto. Uso do TSH humano recombinante no câncer diferenciado de tireóide. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.5, pp. 806-812. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302007000500018.

O seguimento imediato após tireoidectomia total (TT), em pacientes com câncer diferenciado de tireóide (CDT), tradicionalmente é feito com a ablação de remanescentes tireoidianos (RT) com 131I, na vigência de hipotireoidismo. O seguimento tardio do CDT inclui o uso de doses supressivas de T4, dosagem seriada da tireoglobulina (Tg), pesquisa de corpo inteiro (PCI) com 131I e ultra-sonografia (US) cervical. Nos últimos anos, tem-se mostrado que a ablação de RT com a ajuda do TSH recombinante humano (rhTSH) tem a mesma eficácia que a ablação de RT observada com a elevação endógena do TSH, mas sem os sintomas e piora de qualidade de vida descritos no hipotireoidismo. A dosagem da Tg estimulada com TSH endógeno ou exógeno, 9 a 12 meses após o tratamento inicial do CDT, associado à US cervical, pode identificar pacientes de baixo risco potencialmente curados de sua doença e nos quais a supressão do TSH não necessita ser tão intensa, evitando as complicações cardíacas e ósseas da tireotoxicose exógena prolongada. Finalmente, apesar de não existirem estudos randomizados que avaliem o papel do rhTSH no tratamento do CDT metastático, os resultados do tratamento combinado do rhTSH e 131I mostram um benefício clínico na maioria dos pacientes tratados.

Keywords : Tireóide; Câncer; TSH recombinante.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese