SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue5Cervical lymph nodes metastases in patients with differentiated thyroid cancerClinical repercussion of the 6th edition TNM staging system classification on differentiated thyroid carcinoma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Print version ISSN 0004-2730

Abstract

LUNDGREN, Catharina Ihre; DELBRIDG, Leigh; LEAROYD, Diana  and  ROBINSON, Bruce. Abordagem cirúrgica do carcinoma medular de tiróide. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.5, pp. 818-824. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302007000500020.

O carcinoma medular de tiróide (CMT) abrange 3-5% do câncer de tiróide em geral e surge da célula parafolicular ou célula C produtora de calcitonina. Pode ser esporádico (75% dos casos), ou pode ocorrer como uma das manifestações das síndromes hereditárias Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 2 (NEM2A ou NEM2B) (25% dos casos), ou mais raramente como uma síndrome familiar isolada (CMTF). A ressecção cirúrgica completa, que na maioria dos casos consiste de tireoidectomia total com dissecção dos linfonodos nos estágios precoces da doença, é a única forma de cura potencial de CMT. A forma de doença familiar da patologia NEM2A ocupa um lugar único na história da cirurgia, tendo sido a primeira doença onde a remoção cirúrgica de um órgão afetado foi realizada antes do desenvolvimento da malignidade, baseado somente no teste genético. A tireoidectomia total antes do desenvolvimento do câncer invasivo evita de outra forma a malignidade letal. A época da cirurgia profilática está baseada nos modelos que utilizam a correlação genótipo-fenótipo, que atualmente está estratificada em três grupos de risco baseado no códon envolvido. O CMT deve ser acompanhado após a cirurgia com dosagem de calcitonina sérica, cujo nível, quando detectável, indicaria a persistência ou recorrência da doença. O desafio, no entanto, se os níveis de calcitonina estão elevados, é encontrar a fonte desta produção. A primeira técnica de localização recomendada seria o ultrassom do pescoço, já que ocorre uma alta freqüência de recorrência local e de metástase dos nódulos cervicais, seguida de tomografia computadorizada do corpo inteiro e de cintilografia óssea.

Keywords : Câncer medular de tiróide; Cirurgia; Gene RET; Neoplasia endócrina múltipla tipo 2.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English