SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue5New drugs in thyroid cancerThyroid nodules and differentiated thyroid cancer: Brazilian consensus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Print version ISSN 0004-2730

Abstract

MACIEL, Rui M.B.. O ensaio de tiroglobulina com melhor sensibilidade funcional enquanto os pacientes tomam L-T4 substituirá a tiroglobulina estimulada pelo TSH no seguimento dos pacientes com câncer diferenciado da tiróide?. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.5, pp. 862-866. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302007000500026.

O autor apresenta evidências recentes da literatura que mostram que ensaios de tiroglobulina sérica (sTg) com maior sensibilidade funcional apresentam a mesma qualidade que a obtenção da sTg estimulada por rhTSH ou hipotiroidismo, no seguimento de pacientes com câncer diferenciado de tiróide (CDT). Desta forma, propõe modificar a prática recomendada pelas diretrizes de sociedades internacionais para o seguimento desses pacientes (desenvolvidas enquanto os ensaios disponíveis apresentavam sensibilidade de 1 ng/mL), substituindo-se a obtenção da sTg estimulada por rhTSH ou hipotiroidismo pelo acompanhamento dos pacientes na vigência da terapia com L-T4 com a medida da sTg desde que se empreguem técnicas com sensibilidade funcional da ordem de 0,1-0,2 ng/mL.

Keywords : Tiroglobulina; Carcinoma diferenciado de tiróide; Sensibilidade; Sensibilidade funcional; Tiroglobulina estimulada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese