SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue9Screening of RET gene mutations in multiple endocrine neoplasia type-2 using Conformation Sensitive Gel Electrophoresis (CSGE)Impact of subclinical hypothyroidism in cardiopulmonary response during effort and its recovery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Print version ISSN 0004-2730

Abstract

ESTEVES, Roberto Z. et al. Desenvolvimento de um método para a determinação da iodúria e sua aplicação na excreção urinária de iodo em escolares brasileiros. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.9, pp. 1477-1484. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302007000900010.

Desenvolvemos método semi-automatizado em placa para a determinação de iodo urinário; utilizamos, primeiramente, a digestão das amostras de urina com persulfato de amônio e, a seguir, estimamos a quantidade de iodo pela redução do sulfato cérico amoniacal. O método foi validado no inquérito nacional de monitoração da deficiência de iodo, realizado em 1994, que empregou um sistema de amostragem mista da população brasileira e analisou a iodúria em 16.803 amostras de urina de escolares obtidas por coleta casual. Em 401 municípios estudados encontramos 4 com deficiência de iodo de grau moderado (Almas, Arraias e Paraná, em Tocantins, e Cocos, na Bahia) e 116 de grau leve. Desta forma, este estudo mostrou a presença de regiões com deficiência de iodo em 1994, a despeito do programa de iodação do sal. Dados recentes de outros autores, com número menor de municípios, indicam excesso de ingestão de iodo. Assim, num país de dimensões continentais e heterogêneo como o Brasil, é necessária a realização de avaliações periódicas de amplitude nacional para a verificação da ingestão de iodo da população. O método apresentado neste estudo apresenta as características de simplicidade e eficiência necessários para este tipo de estudo populacional.

Keywords : Iodúria; Deficiência de iodo; Bócio endêmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese