SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número9Decreased bone mineral density in pre-menopause women with prolactinomaReversible dilated cardiomyopathy related to hyperthyroidism índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

versión On-line ISSN 1677-9487

Resumen

ROSA, Marcelo P.; BARONI, Gislaine V.  y  PORTAL, Vera L.. Potencial terapêutico para a prevenção e tratamento da nefropatia e neuropatia diabéticas: evidências do uso do cilostazol. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.9, pp.1528-1532. ISSN 1677-9487.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302007000900017.

O cilostazol é um inibidor seletivo da fosfodiesterase tipo III com ação vasodilatadora, antiagregante plaquetária e antitrombótica. É considerada a droga de primeira escolha na claudicação intermitente devido à doença arterial obstrutiva periférica. Vários estudos demonstraram melhora significativa na distância percorrida na caminhada sem dor e na qualidade de vida, sem aumentar o risco de sangramento. Essas ações também foram verificadas em pacientes diabéticos, pois o cilostazol não afeta o metabolismo da glicose. Estudos, principalmente experimentais, têm mostrado resultados satisfatórios na melhora do fluxo sangüíneo neural, na atividade da bomba de sódio e potássio, na resistência à insulina e na microalbuminúria. Neste artigo, apresentamos uma revisão do uso do cilostazol na prevenção e no tratamento das complicações do diabetes mellitus, como nefropatia e neuropatia. Ressalta-se a necessidade do controle adequado dos níveis glicêmicos, da hipertensão arterial sistêmica e do tabagismo. Um maior número de estudos clínicos é necessário para melhor compreensão desses efeitos benéficos.

Palabras clave : Inibidores de fosfodiesterase; Diabetes mellitus; Complicações do diabetes; Neuropatias do diabetes; Cilostazol.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons