SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue7Severe hypertriglyceridemia in diabetic ketoacidosis: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

On-line version ISSN 1677-9487

Abstract

PITOIA, Fabián et al. Recomendações da Sociedade Latino-Americana de Tireoide para diagnóstico e manejo do carcinoma diferenciado de tireoide. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2009, vol.53, n.7, pp.884-887. ISSN 1677-9487.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302009000700014.

Estas recomendações tiveram por objetivo o desenvolvimento de diretrizes para avaliação e manejo de pacientes com câncer diferenciado da tiroide em países latino-americanos. Um painel composto por 13 membros da Sociedade Latino-Americana de Tireoide (SLAT) - que estavam envolvidos em pesquisas, e eram peritos no cuidado do paciente com câncer da tiroide e provenientes de diferentes centros médicos latino-americanos - utilizou os princípios da Medicina Baseada em Evidências para produzir esse consenso. Após uma primeira reunião, um texto inicial foi elaborado, baseado em evidências e opiniões dos especialistas do painel e, posteriormente, circulado entre os membros do painel, para revisão. Após a revisão, o documento foi enviado aos membros da SLAT para comentários e considerações e, finalmente, revisado e refinado pelos autores. As recomendações finais aqui apresentadas demonstram o estado da arte no manejo do câncer diferenciado da tireoide aplicadas aos países latino-americanos.

Keywords : Carcinoma da tireoide; ultrassonografia da tireoide; radioiodoterapia; tiroglobulina; consensus.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License