SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número2Prevalência de síndrome metabólica e de componentes específicos da síndrome em adolescentes de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

versão impressa ISSN 0004-2730

Resumo

LAWAY, Bashir Ahmad; MIR, Shahnaz Ahmad; DAR, Mohd Iqbal  e  ZARGAR, Abdul Hamid. Síndrome de Sheehan e diabetes insípido central. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2011, vol.55, n.2, pp. 171-174. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302011000200010.

A síndrome de Sheehan está relacionada à ocorrência de hipopituitarismo pós-parto, geralmente precedido por hemorragia pós-parto. Essa condição clínica ainda constitui causa comum do hipopituitarismo observado em países em desenvolvimento como a Índia. Essa síndrome se caracteriza pela insuficiência da glândula hipofisária anterior, porém com a conservação das funções da glândula hipofisária posterior. A disfunção da hipófise posterior, sob a forma de diabetes insipidus central, é algo raramente observado em pacientes que apresentam a síndrome de Sheehan. Neste artigo, descrevemos o caso de uma jovem que, após o sexto parto, apresentou hemorragia pós-parto grave, seguida pela evolução de pan-hipopituitarismo que foi confirmado por pesquisa hormonal e exames de imagem que evidenciaram sela vazia. A jovem também apresentou poliúria. Os resultados do teste de privação de água e exame de resposta à vasopressina indicaram diabetes insípido central. A paciente fazia uso contínuo de desmopressina para controlar a poliúria.

Palavras-chave : Síndrome de Sheehan; diabetes insípido central; teste de privação de água.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês