SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue3Socioeconomic, demographic, nutritional, and physical activity factors in the glycemic control of adolescents with type 1 diabetes mellitusComparison of the hormonal responses to exhaustive incremental exercise in adolescent and young adult males author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Print version ISSN 0004-2730

Abstract

VIGARIO, Patrícia dos Santos et al. Capacidade funcional e hemodinâmica em esforço e na recuperação de pacientes com hipertireoidismo subclínico. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2011, vol.55, n.3, pp. 203-212. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302011000300005.

OBJETIVO: Avaliar a capacidade funcional e hemodinâmica em esforço e durante a recuperação em pacientes com hipertireoidismo subclínico (SCH). SUJEITOS E MÉTODOS: Foi realizado um estudo seccional em que participaram 29 pacientes em terapia supressiva de TSH com levotiroxina para carcinoma diferenciado de tireoide e 35 indivíduos sem doença tireoidiana. Todos foram submetidos a um teste cardiopulmonar de esforço em esteira, no qual foram medidas variáveis funcionais e hemodinâmicas durante o exercício e a recuperação. RESULTADOS: Os pacientes apresentaram um comprometimento na capacidade funcional, evidenciado por menores valores de consumo de oxigênio e duração de exercício, além do alcance prematuro do limiar anaeróbio. Imediatamente após o exercício, os pacientes apresentaram uma curva mais lenta de recuperação da frequência cardíaca e da pressão arterial. CONCLUSÃO: O SCH está associado ao comprometimento na capacidade funcional e hemodinâmica em esforço e na recuperação.

Keywords : Hipertireoidismo; consumo de oxigênio; frequência cardíaca; pressão arterial.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English