SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número3Disfunções cognitivas em pacientes com hipotireoidismo subclínicoExtrema resistência à insulina subcutânea e intramuscular em diabetes melito tipo 1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

versão impressa ISSN 0004-2730

Resumo

IOANNIDIS, Orestis et al. Insuficiência respiratória aguda resultante de bócio atóxico mergulhante gigante negligenciado. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2011, vol.55, n.3, pp. 229-232. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302011000300009.

Geralmente se define o bócio mergulhante como o bócio em que a massa da tireoide descende ao plano da cavidade torácica ou mais do que 50% da massa tireoidiana se localiza abaixo da cavidade tireoidiana. O bócio mergulhante pode ser assintomático ou apresentar sintomas resultantes da compressão de órgãos adjacentes. A insuficiência respiratória aguda é rara nos casos de bócio mergulhante. Nos casos de bócio mergulhante sintomático, o tratamento indicado é cirúrgico, por tireoidectomia. Nesse relato, descreveu-se um caso raro de bócio atóxico mergulhante gigante negligenciado que resultou em insuficiência respiratória aguda e foi tratado com tireoidectomia de emergência com incisão em T.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês