SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número8Metabolic syndrome in children born small-for-gestational ageChildhood adrenocortical tumors: from a clinical to a molecular approach índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

versión impresa ISSN 0004-2730

Resumen

MERINO, Paulina M.; CODNER, Ethel  y  CASSORLA, Fernando. Uma abordagem racional do diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos na adolescência. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2011, vol.55, n.8, pp. 590-598. ISSN 0004-2730.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302011000800013.

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma desordem que afeta pacientes por toda a vida e é caracterizada por hiperandrogenismo e disfunção ovariana, com um amplo leque de sintomas e sinais clínicos. Três diferentes conjuntos de critérios diagnósticos foram estabelecidos para definir essa doença em mulheres adultas, mas existem controvérsias relacionadas ao uso desses critérios na adolescência. Durante a puberdade, o critério de disfunção ovariana usado em adultos não parece aplicável, porque um padrão menstrual irregular e uma menor taxa de ovulação são eventos fisiológicos nesse período da vida. Além disso, uma maior prevalência de morfologia ovariana policística (MOP) pode ser observada nesse período, de forma que a MOP não é um critério útil para se definir a SOP em mulheres jovens. Esses achados sugerem que o hiperandrogenismo é um fator-chave para o diagnóstico da SOP na adolescência. Além disso, como a MOP não está claramente associada com o hiperandrogenismo durante esse período da vida, o termo "síndrome dos ovários policísticos" durante a adolescência cria confusão e pode ser errôneo.

Palabras llave : Hiperandrogenismo; hirsutismo; síndrome dos ovários policísticos; adolescência; diagnóstico; puberdade; morfologia ovariana policística; irregularidades menstruais; hormônio antiMülleriano.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés