SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue5The burden of osteoporosis in BrazilThe multiple effects of thyroid disorders on bone and mineral metabolism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

On-line version ISSN 1677-9487

Abstract

ZANATTA, Leila C. B.; BOGUSZEWSKI, Cesar L.; BORBA, Victoria Z. C.  and  KULAK, Carolina A. M.. Osteocalcina, metabolismo energético e da glicose. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2014, vol.58, n.5, pp.444-451. ISSN 1677-9487.  https://doi.org/10.1590/0004-2730000003333.

A osteocalcina é uma proteína da matriz óssea que tem sido implicada com várias ações hormonais relacionadas à homeostase de glicose e ao metabolismo energético. Modelos animais e experimentais têm demonstrado que a osteocalcina é liberada do osso para a circulação sanguínea e age nas células betapancreáticas e no tecido adiposo. A osteocalcina decarboxilada é a isoforma hormonalmente ativa e estimula a secreção e sensibilidade à insulina no tecido adiposo e muscular. A insulina e a leptina, por sua vez, atuam no tecido ósseo modulando a secreção da osteocalcina, formando uma alça de retroalimentação tradicional em que o esqueleto torna-se um órgão endócrino. Novos estudos ainda são necessários para elucidar o papel da osteocalcina na regulação glicêmica e no metabolismo energético em humanos, com potenciais implicações terapêuticas no tratamento de diabetes, obesidade e síndrome metabólica.

Keywords : Osteocalcina; osteocalcina descarboxilada; síndrome metabólica; glicose; metabolismo energético; diabetes; obesidade; leptina; insulina; adiponectina.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )