Acessibilidade / Reportar erro

Transplante terapêutico em úlceras de córnea bacterianas ativas

Therapeutic keratoplasty for active bacterial corneal ulcers

RESUMO

Fez-se um estudo retrospectivo de 10 pacientes portadores de úlceras bacterianas que não responderam ao tratamento clínico e, conseqüentemente, foram submetidos a transplante de córnea penetrante terapêutico, no sentido de avaliar os resultados visuais, as principais complicações, os agentes etiológicos mais freqüentes e a sua validade terapêutica.

A indicação do transplante fez-se nos casos de descemetocele com risco ou presença de perfuração. O agente etiológico mais isolado foi a Pseudomonas sp representando 3 dos 10 casos. Todos os pacientes apresentavam, no pré-operatório, acuidade visual (AV) menor que conta dedos (CD), sendo que a maioria dos pacientes não alcançou AV superior a CD no pós-operatório, com exceção de um que chegou a 20/25. As principais complicações foram a rejeição endotelial (50%) e as sinéquias posteriores (50%). Um paciente evoluiu para atrofia ocular.

Palavras-chave:
Ceratoplastia; Transplante de córnea terapêutico; Úlcera de córnea bacteriana

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br